Melhor Meditação - O Programa Meditação Transcendental Contate-nos | Onde aprender

Substance abuse (adolescent) William Stixrud, Ph.D.

William Stixrud, Ph.D., neuropsicólogo e diretor da William Stixrud & Associates em Silver Spring, Maryland, EUA, um grupo prático especializado em aprendizagem, atenção e distúrbios sociais/emocionais. Dr. Stixrud é professor-adjunto do Centro Médico Nacional de Crianças em Washington, D.C., EUA.

Aqui o Dr. Stixrud responde sobre
abuse de substâncias por adolescentes.

P: Ocorre um aumento no abuso de substâncias em crianças e adolescentes?

Dr. Stixrud: Certamente um dos maiores problemas relacionados ao estresse que os jovens experimentam é o problema com drogas e álcool. Há uma mudança significativa nos padrões de beber em adolescentes durante os últimos anos, incluindo beber mais e com o intuito consciente de ficarem bêbados.

Quando entrei na faculdade 30 anos atrás, os jovens bebiam geralmente por divertimento. Os estudantes hoje estão bebendo para esquecer.
Pesquisa Científica Relacionada

P: E este uso do álcool é por causa do estresse?

Dr. Stixrud: Sabemos que as pessoas bebem, em parte, para aliviar o estresse, que é provavelmente o motivo pelo qual a técnica da Meditação Transcendental é extremamente eficaz em ajudar a prevenir e a tratar comportamentos viciados.

O estresse não apenas coloca os jovens numa crescente vulnerabilidade para abusar das drogas ou álcool, mas os hormônios do estresse parecem interagir com o álcool e drogas tornando-os mais eficazes e prazerosos. Isto significa que se você está estressado, você é mais propenso a usar álcool e drogas não receitadas, e também você está mais propenso a encontrar verdadeiro prazer em substâncias abusivas por causa desta interação entre as substâncias que está ingerindo e os hormônios do estresse. E esta é uma dupla terrível.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Então, como podemos proteger nossas crianças do uso de drogas e álcool?

Dr. Stixrud: Não há provavelmente nenhuma forma de inocular todas as pessoas contra problemas de álcool e drogas, mas eu penso que ensinar as crianças a praticar a técnica da MT pode ajudar. Com a prática do programa de Meditação Transcendental, os adolescentes podem aprender a se desestressar, e aprender a encontrar paz e felicidade dentro de si mesmos. Esta é a experiência comum de meditantes por todo o mundo, incluindo os jovens. Quando a mente se aquieta, esta paz é muito agradável. Há uma ampla pesquisa sobre o uso da TM para prevenir e tratar os problemas de dependência de substâncias químicas em adultos, e não há razão para pensar que esta pesquisa não seja relevante também para adolescentes.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Parece que o abuso de álcool e drogas é mais danoso para os adolescentes.

Dr. Stixrud: Exatamente. Quando se tornou claro há 10 anos que o cérebro do adolescente ainda está se desenvolvendo muito rapidamente, os cientistas pensaram, “Temos que começar a estudar isso, pois sabemos que o álcool tem um efeito terrível no desenvolvimento do cérebro no útero; então o que ele faz a estes cérebros em desenvolvimento nos adolescentes?”

E o consenso agora é que o efeito é muito assustador. O álcool tem um efeito muitíssimo mais deletério nos cérebros adolescentes do que nos cérebros adultos. Assim, eu acho que vamos assistir a uma grande mudança, expulsando a ideia de que “Todo mundo bebe; não há problema”, para a ideia “Temos que proteger estes cérebros adolescentes dos efeitos danosos das drogas e do álcool”.

E eu vejo a Meditação Transcendental como “a” ferramenta para fazer isso, em parte, novamente, pois ela regula os hormônios do estresse. E também porque ela permite às pessoas experimentar felicidade, paz e autossatisfação interiores, e se livrar do estresse – que são as coisas que muitas crianças buscam através do uso de drogas e álcool.
Pesquisa Científica Relacionada

Todo o conteúdo copyright © 2009 Maharishi Vedic Education Development Corporation. Todos os direitos reservados.
Por favor, veja detalhes legais com relação a copyright e proteção de marcas.