Melhor Meditação - O Programa Meditação Transcendental Contate-nos | Onde aprender

ADHD William Stixrud, Ph.D.

William Stixrud, Ph.D., neuropsicólogo e diretor da William Stixrud & Associates em Silver Spring, Maryland, EUA, um grupo prático especializado em aprendizagem, atenção e distúrbios sociais/emocionais. Dr. Stixrud é professor-adjunto do Centro Médico Nacional de Crianças em Washington, D.C., EUA.

Sarina Grosswald, Ed.D.

Sarina Grosswald, educadora, é especialista em aprendizagem cognitiva. Recentemente foi diretora do primeiro estudo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com deficiências de aprendizagem relacionadas com linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia nacional dos Estados Unidos, incluindo PBS e ABC News.

James Krag, M.D.

James Krag, médico, é membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria de Virgínia e ex-presidente da Associação da Virgínia de Psiquiatras da Comunidade por quatro anos. É atualmente diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento residencial para adolescentes com problemas psiquiátricos.

Aqui os Drs. Stixrud, Grosswald e Krag respondem perguntas
sobre Transtorno do Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

P: É do conhecimento comum que as crianças estão mais sob estresse que antes. Isto contribui para o TDAH e outros problemas?

Dr. Stixrud: Meu trabalho é avaliar crianças que lutam com a realização dentro da sala de aula, problemas comportamentais, depressão e distúrbios neurológicos. O estresse desempenha um papel significativo em todos estes problemas. Vejo muitas crianças com distúrbios de aprendizagem e TDAH — Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade — e não há a menor dúvida que o estresse interfere significativamente com a capacidade de aprendizabem e realização na escola.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Como as crianças experimentam a resposta de estresse na escola?

Dr. Stixrud: A resposta ao estresse, também chamada de resposta de luta ou fuga, presumivelmente evoluiu durante milhões de anos para nos proteger de predadores. Quando essa resposta de luta ou fuga é disparada, você não é supostamente capaz de pensar claramente. Do ponto de vista evolutivo, se as pessoas pensassem muito tempo sobre "Qual é a coisa certa a fazer?" com um tigre atacando, elas seriam comidas e não passariam seus genes à frente. A natureza nos protegeu de pensar sob estresse. Por conseguinte, se uma criança está sob estresse, é muito difícil para ela pensar, aprender, fazer o trabalho da escola, prestar atenção ao professor e administrar seu próprio comportamento.

Eu diria que o princípio que tem sido mais comumente derivado nos 20 anos de aplicação da investigação do cérebro na aprendizagem é esta: uma criança precisa se sentir segura na escola para poder aprender, porque você não pode aprender quando está sob estresse.
Pesquisa Científica Relacionada

P: A técnica da Meditação Transcendental pode aliviar este estresse?

Dr. Stixrud: Acho que a MT tem um papel extremamente importante em aliviar os problemas de atenção e aprendizagem. Em algumas escolas a técnica da Meditação Transcendental já desempenha um papel vital em auxiliar crianças a vencer problemas de aprendizagem, de atenção e de comportamento. (Ver também www.stressfreeschools.org)
Pesquisa Científica Relacionada

P: Tenho TDAH e simplesmente não consigo me sentar quieto nem mesmo por alguns minutos. Como conseguiria praticar a técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Grosswald: Este é um benefício importante da técnica da Meditação Transcendental. É muito simples, sem esforço e fácil de fazer. Ela realmente permite que a mente se aquiete. Quando a mente se aquieta o corpo muito naturalmente a segue. Você é capaz de se sentar mais tranquilo, fácil e confortavelmente. Como resultado de praticar a técnica da Meditação Transcendental certos aspectos deste sentimento silencioso e aquietado permanecem com você após a meditação. Ao longo do tempo você se sente mais calmo e tranquilo e a inquietação começa a diminuir. É por isso que a técnica da MT é recomendada para auxiliar adultos e crianças que se queixam de inquietação. Esta é a singularidade desta técnica.

Dr. Krag: Pessoas com TDAH têm variabilidade de atenção. Em algumas situações eles têm problemas para se concentrar e em outras têm a capacidade de hiperconcentrar. Mesmo com notável TDAH, a técnica da Meditação Transcendental não só é fácil mas, altamente aconselhável. Embora não possa predizer que a Meditação Transcendental eliminará este distúrbio, tenho visto ela reduzir acentuadamente os sintomas.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Tive TDAH quando criança e ainda tenho problemas para me concentrar em qualquer tipo de trabalho. Praticar Meditação Transcendental me ajudará a concentrar melhor?

Dr. Grosswald: Sim, com base em nossa investigação, ela ajudará. A técnica da Meditação Transcendental funciona tanto para adultos quanto para crianças. É fácil de aprender e de praticar e não exige atenção, concentração ou foco. Ao mesmo tempo aumenta a capacidade de se concentrar fora da meditação porque melhora o funcionamento cerebral. Quando seus olhos estão fechados e você está meditando, as conexões do cérebro relacionadas com atenção e concentração realmente aumentam. Em seguida, quando seus olhos estão abertos e você está em atividade, o foco e a concentração são melhores.

Muitos sintomas de TDAH são realmente resultantes do estresse. O estresse desliga o córtex pré-frontal no cérebro dificultando a concentração e o foco. Reduzir o estresse aumenta a sua atenção, foco e concentração — bem como a capacidade de agir com serenidade e se sentir mais relaxado e confortável em situações estressantes.

Em nossa pesquisa com crianças encontramos uma melhoria de 20% na atenção em apenas três meses depois de iniciar o programa de Meditação Transcendental. Também houve melhorias significativas em memória no trabalho e na organização, bem como nas medições psicossociais de comportamento, ansiedade, estresse, atenção e concentração.

Dr. Krag: Qualquer pessoa com problemas de longa data com TDAH sabe que quando ela está repousada e calma tem menos sintomas de TDAH do que quando está cansada e ansiosa. Uma vez que a MT ajuda a criar um estado estável e calmo, ela claramente pode ajudar a reduzir os problemas de TDAH.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Um dos aspectos ruins da TDAH é a dificuldade em controlar os impulsos. É muito desagradável quando uma criança interrompe constantemente as pessoas falando impulsivamente. A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar?

Dr. Stixrud: Com certeza. Muitos pesquisadores pensam que a falta de controle do impulso ou a falta de inibição é o déficit principal em pessoas que têm TDAH. Um dos meus pacientes favoritos com TDAH é um garoto alto. Ele tem 14 ou 15 anos e fala bem alto. Sempre percebo quando ele está no consultório. Uma vez ele estava falando na sala de espera e uma profissional de outra especialidade apareceu e disse, "Quando você vier aqui terá que ficar quieto." E ele respondeu, "Se eu pudesse ficar quieto não teria que estar aqui." O que é absolutamente verdade.

Com a prática da Meditação Transcendental o sistema nervoso se aquieta e silencia. E quando a resposta ao estresse começa a funcionar normalmente você é simplesmente menos impulsivo. Penso que há razões para se acreditar que o processo de aquietar a mente e o corpo através da técnica da Meditação Transcendental — que resulta em maior integração na atividade elétrica do cérebro, visto através de maior coerência entre os dois hemisférios e entre as partes frontal e posterior do cérebro — permite às crianças uma melhor capacidade de controlar seus impulsos. Elas se metem menos em problemas, pensam antes de agir e inibem melhor a tendência para se distrair.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Parece que você experimentou isto pela primeira vez.

Dr. Stixrud: Em um estudo-piloto em estudantes do ensino médio com TDAH praticando a Meditação Transcendental entrevistamos alunos depois de três meses de meditação. Perguntamos: "O que você percebe após meditar por alguns meses?"

Virtualmente todos os garotos disseram coisas como, "me sinto muito menos estressado e mais relaxado." Muitos deles disseram, "Me sinto mais organizado. Sinto que posso fazer melhor meu trabalho de casa. Meus pais não precisam me ajudar."

Um rapaz incrivelmente impulsivo disse, "Antes de começar a meditar, se eu estivesse no corredor e outro garoto do ensino médio esbarrasse em mim, eu viraria e bateria nele. Agora que medito há três meses, se alguém esbarrar em mim, eu paro e penso, "Devo bater nele ou não?"

Para muitos, isso pode não soar grande coisa mas, de minha experiência em trabalhar com crianças e adolescentes impulsivos, esse atraso ao reagir é muito difícil de alcançar. Se a técnica da Meditação Transcendental dá a esta criança um pouco de tempo entre um estímulo e uma resposta — que, então, permite a ele pensar, planejar, perguntar o que é a coisa certa a fazer nesta situação — esta é uma capacidade que ele não tinha antes de começar a meditar.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Há outra pesquisa indicando que a técnica Meditação Transcedental é benéfica nos casos de TDAH?

Dr. Stixrud: Muitos pesquisadores pensam que o TDAH é um distúrbio de múltiplas funções executivas. "Funções executivas" se referem às funções da parte frontal do cérebro: as habilidades de controle mental e organização mental necessárias para se comportamentar com um propósito. Quando você tem que fazer algo, por exemplo, precisa ser capaz de planejar, organizar e manter as informações relevantes em sua memória. Você também precisa se automonitorar, perguntar a si mesmo, "Como está o andamento?"

E há boas evidências em várias centenas de estudos sobre a Meditação Transcendental que ela melhora cada uma dessas funções executivas. E é assim, provavelmente, em parte porque a técnica da Meditação Transcendental aumenta a coerência do funcionamento cerebral e em parte porque ela reduz o estresse que faz com que todas essas outras coisas piorem.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Acho ótimo meditação mas, quero que meu filho seja focado. Não quero que ele fique muito passivo.

Dr. Stixrud: Às vezes os pais ficam preocupados que se seus filhos, ao saírem muito aquietados da meditação, perderão sua força. A experiência comum é na verdade o oposto.

Embora seja verdade que a técnica da Meditação Transcendental produz relaxamento profundo, por outro lado, ela também é ativadora. É essa combinação única de cérebro ativado e fisiologia profundamente relaxada que produz tantos benefícios positivos da meditação. A experiência comum de pessoas que meditam não é que elas perdem sua força e sim que elas acham mais fácil canalizar sua força de forma eficaz.

Elas não desperdiçam energia em preocupação e em ansiedade excessiva. Elas se tornam melhores no planejamento e se tornam mais orientadas para a meta. Se você olhar para as escolas onde as crianças têm praticado a MT regularmente, verá que as crianças são altamente bem-sucedidas. Elas são excepcionalmente realizadoras, em atividades acadêmicas, esportes, artes, tudo. É por isso que penso que não há absolutamente nenhum mérito para a ideia de que a técnica da Meditação Transcendental possa tornar as crianças passivas ou fazê-las perder sua força ou seu interesse. É exatamente o contrário.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Como serei capaz de meditar se tenho crianças pequenas, inclusive uma com TDAH?

Dr. Krag: Obviamente, você necessitará de alguma ajuda. Mas lembre-se que o programa de Meditação Transcendental não é feito só pela meditação em si (embora seja um estado muito agradável e silencioso — um período de férias de 20 minutos) mas, na verdade é repouso para melhorar a atividade diária. Como mãe de uma criança com TDAH você necessita de toda a energia e clareza que possa reunir. A Meditação Transcendental a ajudará a desenvolver um estado mental de calma que irá beneficiar seu filho a lhe responder com mais eficácia.
Pesquisa Científica Relacionada

Todo o conteúdo copyright © 2009 Maharishi Vedic Education Development Corporation. Todos os direitos reservados.
Por favor, veja detalhes legais com relação a copyright e proteção de marcas.