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Anxiety James Krag, M.D.

James Krag, médico, é membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria de Virgínia e ex-presidente da Associação da Virgínia de Psiquiatras da Comunidade por quatro anos. É atualmente diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento residencial para adolescentes com problemas psiquiátricos.

Steele Belok, M.D.

Dr. Steele Belok, médico, especialista em medicina interna é membro do corpo de médicos do Mt. Auburn Hospital em Cambridge e instrutor de medicina clínica na Escola de Medicina de Harvard.

Aqui os Drs. Krag e Belok
respondem sobre ansiedade.

P: Fico nervoso em certas situações como quando tenho que fazer uma apresentação no trabalho. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar a suplantar isso?

Dr. Krag: O medo de falar em público é um medo prevalente e leva a sentimentos de pânico que são fisiologicamente idênticos à resposta de luta ou fuga. A técnica da Meditação Transcendental produz o oposto fisiológico da resposta de estresse de luta ou fuga. À medida que o praticante da MT se torna mais e mais acostumado a este estado de calma espera-se, baseado nas pesquisas científicas, que o medo desapareça gradualmente.

Dr. Belok: A técnica da Meditação Transcendental aquieta a mente e o corpo para que a reação nervosa ao estresse seja reduzida. Na verdade, você pode ver como a MT funciona bem ao olhar para uma meta-análise da literatura científica existente sobre ansiedade, que usou uma das medidas de estresse mais aceitas, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Spielberger. Em um estudo publicado no Journal of Clinical Psychology, pesquisadores compararam a Meditação Transcendental com várias outras técnicas de relaxamento, incluindo Relaxamento Muscular Progressivo, EMG Biofeedback, Resposta de Relaxamento de Herbert Benson e outras técnicas de meditação. Eles concluíram que estes programas funcionaram no nível de placebo.

Nos estudos da técnica da Meditação Transcendental, ao contrário, houve uma substancial diminuição da ansiedade – em níveis quase do dobro da grandeza do efeito do placebo. Assim, de acordo com esta meta-análise de todos os programas disponíveis na época do estudo, a técnica da Meditação Transcendental é o programa mais eficaz para redução do estresse. Com esta informação, os médicos podem se sentir muito confortáveis ao oferecer o programa de Meditação Transcendental a seus pacientes, sabendo que eles não encontrarão hoje nenhum outro programa de redução do estresse mais eficaz.

O que isto significa para qualquer um que fique nervoso fazendo apresentações? Com a prática continuada do programa de Meditação Transcendental você se torna cada vez menos ansioso e desenvolve um estado interior de quietude que pode ser um amortecedor contra possíveis experiências estressantes.
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P: Estou constantemente sob pressão em casa e no trabalho. Meus amigos dizem que estou estressado. A técnica da Meditação Transcendental (MT) pode me ajudar?

Dr. Belok: Vinte por cento dos americanos tem um distúrbio de ansiedade. O estresse surge quando uma pessoa tem problemas para lidar com as demandas exercidas sobre elas. Quando não é possível lidar com elas, a ansiedade resultante leva pessoas a se automedicar de várias maneiras: alimentos, TV, álcool, cigarros, drogas e café são exemplos comuns. No entanto, esses métodos são uma tentativa míope e mal-adaptada para reduzir as tensões na vida, porque não ajudam a pessoa a funcionar melhor. Na verdade pioram a eficiência adaptativa do indivíduo com o tempo. Assim, entramos em um ciclo vicioso de estresse no qual quanto menos somos capazes de lidar, mais nós nos automedicamos, o que piora a nossa capacidade de lidar e faz com que novamente nos automediquemos.

A técnica da Meditação Transcendental quebra este ciclo vicioso de estresse. Ao praticar a técnica da MT, a pessoa senta confortavelmente em uma cadeira duas vezes ao dia por 20 minutos, fecha os olhos, inicia o processo e experimenta a mente aquietar sem esforço para níveis mais e mais silenciosos do processo de pensamento. Finalmente, a mente chega à fonte do processo de pensamento, a própria consciência. Esta experiência é chamada de alerta em repouso. Neste estado, o corpo está profundamente repousado e a mente plenamente alerta. O estresse é dissolvido nesta experiência — a experiência silenciosa e calmante do ser interior.
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P: Sou tão ansioso! E se eu não conseguir sentar quieto o suficiente para meditar?

Dr. Belok: A experiência de alerta em repouso é agradável e confortável e isso permite que você continue sentado quietamente por vinte minutos duas vezes por dia. Quando praticado regularmente este programa dissolve o estresse cumulativamente. Com o tempo você experimenta cada vez menos estresse e nervosismo. Como resultado natural desta diminuição do estresse a mente se aquieta durante a prática e você não sente a necessidade de se levantar e se mover. A experiência direta de imobilidade e paz se encarrega desses sentimentos de inquietação.

Com a prática constante a ansiedade assume cada vez menos seu papel o que possibilita tomar melhores decisões sobre atividades diárias porque é mais capaz de lidar com o estresse. Assim, com o tempo, a pessoa adquire a possibilidade de se livrar do estresse. Isso significa ser motivada pelas necessidades da situação em vez de pela própria resposta estressada quanto à situação. Em vez de reagirmos aos desafios como uma ameaça os vemos como uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.
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P: Será que me forçar a sentar quieto e meditar não me deixará mais ansioso?

Dr. Krag: A pesquisa revelou que alguns tipos de "técnicas de relaxamento" são, na verdade, a causa de uma pessoa com um distúrbio de ansiedade se tornar mais ansiosa. No entanto, a experiência de milhares de pessoas com ansiedade, ao longo de muitos anos, foi que elas podem aprender a técnica da Meditação Transcendental e reduzir sua ansiedade. Com orientação adequada do instrutor da MT sentirão uma sensação de calma bastante incomum e agradável para elas. Ao ser capaz de pensar um pensamento, você pode aprender a técnica da Meditação Transcendental.
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P: Sou tão atarefado. Mesmo que aprendesse a Meditação Transcendental tenho medo de não praticá-la.

Dr. Belok: Todos nós levamos um tempo para recarregar nossas baterias. Todos usamos tempo para dormir, comer, tomar um banho a cada dia. A técnica da Meditação Transcendental é um programa para impedir que o estresse se acumule lentamente ao longo do tempo — e para evitar que o estresse interfira com sua capacidade de funcionar e desfrutar a vida. É uma forma da mente e corpo obterem um nível profundo de descanso para que você não perca vida ao vivê-la. Ao contrário, a vida se torna uma experiência crescente, onde você vislumbra novas experiências, pois é capaz de administrá-las facilmente em consequência de descanso adequado e integração da mente e corpo.
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