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Depression (adult) James Krag, M.D.

James Krag, médico, é membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria de Virgínia e ex-presidente da Associação da Virgínia de Psiquiatras da Comunidade por quatro anos. É atualmente diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento residencial para adolescentes com problemas psiquiátricos.

Aqui o Dr. Krag
responde sobre depressão.

P: Eu perambulo muito por aí de qualquer forma. Como praticar a técnica da Meditação Transcendental poderia me ajudar?

Dr. Krag: A técnica da Meditação Transcendental tende a produzir aquilo que é mais necessário em nossas vidas – equilíbrio. Ela tem um efeito saudável “normalizador”. Assim, para pessoas que se tornaram muito inativas, a prática regular da MT tende a levar a mais atividade. Por outro lado, se você se tornou ativo num grau pouco saudável, a prática regular da MT tende a levar a um estilo de vida mais equilibrado. Em minha experiência, aqueles que praticam regularmente a técnica da Meditação Transcendental têm um nível estável de ânimo e atividade.
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P: Se eu praticar a técnica da Meditação Transcendental, ainda terei que tomar antidepressivos?

Dr. Krag: Pessoas com depressão e tomando antidepressivos podem certamente se beneficiar da prática da técnica da Meditação Transcendental. Os benefícios da MT são cumulativos e graduais... não apresse as coisas. É importante permitir à fisiologia cerebral se normalizar. Continue com sua medicação e sua meditação, e mais tarde, após um período sem depressão você pode se consultar com seu médico sobre a possibilidade de parar a medicação. Eu recomendo que você sempre trabalhe com seu médico sobre sua medicação e não pare por conta própria.
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P: Eu tenho episódios severos de depressão de anos em anos. A técnica da Meditação Transcendental pode prevenir estes episódios?

Dr. Krag: A Meditação Transcendental tende a ter um efeito equilibrador. Nós não podemos dizer com certeza que a MT vai prevenir todos os episódios de depressão, mas a pesquisa mostra que a MT ajuda a estabilizar o humor e tem um efeito saudável. Então, vale a pena tentar. Eu certamente conheci pessoas que tiveram uma redução em seus episódios depressivos após aprender a MT.

A pesquisa também mostra uma diminuição na depressão com a prática da MT. Por exemplo, em um estudo publicado no Journal of Counseling and Development, pacientes sofrendo de estresse pós-traumático que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram significativa redução na depressão após quatro meses, em contraste com outros que foram indicados aleatoriamente para receber psicoterapia e não mostraram uma redução significativa na depressão
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P: Se eu fecho meus olhos, minha mente se enche de pensamentos sobre as coisas que tenho que fazer ou sobre problemas que tenho que resolver. Eu não consigo parar estes pensamentos, portanto, como eu poderia praticar com sucesso a técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Krag: Isto não é um problema, pois na prática da técnica da Meditação Transcendental nós não vamos contra esta tendência natural da mente em ser ativa. Com a técnica da MT nós guiamos a mente para níveis mais refinados ou aquietados de atividade e isto leva a fisiologia a um repouso muito profundo. É fácil e natural. E a pesquisa tem mostrado que quando as pessoas têm esta experiência de alerta em repouso diariamente, elas naturalmente começam a se sentir mais calmas, alertas e concentradas na atividade.
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