Melhor Meditação - O Programa Meditação Transcendental Contate-nos | Onde aprender

Diabetes Sandeep Chaudhary, M.D.

Sandeep Chaudhary, médico, recebeu uma certificação de uma junta dupla em Medicina Interna e Pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda, e depois recebeu sua certificação em Endocrinologia na Universidade da Califórnia, San Diego. Atualmente é Diretor Médico da Wellspring Endocrinology no Scripps Memorial Hospital em La Jolla, Califórnia, EUA.

César Molina, M.D., F.A.C.C.

Dr. César Molina, médico, F.A.C.C.,  é Diretor Médico do Centro do Coração do Sul da Ásia no Hospital El Camino em Mountain View, Califórnia. Graduou-se pela Escola da Medicina da Universidade de Yale e é membro do Colégio Americano de Cardiologia. Dr. Molina apareceu recentemente na edição internacional da CNN discutindo sobre os benefícios da dieta e exercícios no tratamento e prevenção da doença coronariana.

Robert Schneider, M.D., F.A.C.C., F.A.B.M.R.

Dr. Robert Schneider, médico, F.A.C.C., F.A.B.M.R., foi premiado com mais de US$20 milhões em bolsas para pesquisa pelo National Institutes of Health (NIH) por sua pesquisa pioneira sobre abordagens naturais às doenças do coração. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e 100 artigos de pesquisa médica, e foi mencionado em mais de 1.000 reportagens, incluindo CNN Headline News, The New York TimesTime Magazine.

Gary P. Kaplan, M.D., Ph.D.

Dr. Gary P. Kaplan, médico, Ph.D., é neurologista e professor associado da clínica neurológica da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, EUA. Também recebeu o Albert H. Douglas Award da Sociedade Médica do estado de Nova York por realizações eméritas como professor de clínica interessado em promover e melhorar a educação médica de médicos.

Aqui os Drs. Chaudhary, Molina, Schneider e Kaplan
respondem sobre diabetes.

P: Como pode a técnica da Meditação Transcendental influenciar o diabetes tipo 2?

Dr. Sandeep Chaudhary:Quando você olha o diabetes como um processo de manifestação de doença em vários estágios, no estágio inicial a pessoa desenvolve resistência à insulina. Isto significa que sua insulina não está funcionando tão eficazmente quanto deveria, e consequentemente seus açúcares no sangue começam a se elevar.

Como conseqüência secundária, após o pâncreas trabalhar sobrecarregado por décadas, ele começa a secretar cada vez menos insulina. Agora você precisa de mais insulina, mas agora seu pâncreas não pode mais produzir; na verdade, ele lentamente começa a morrer, pois esteve trabalhando em excesso por anos.

Pesquisa publicada no Archives of Internal Medicine em 2006 mostra que a prática da técnica da Meditação Transcendental pode ajudar durante os estágios iniciais, ao diminuir a resistência à insulina. Assim, apesar de ser verdadeiro que algum dano foi causado a seu pâncreas durante os anos em que desenvolveu diabetes, isto não significa que você já não pode ser ajudado.

Dr. Schneider: Os hormônios do estresse como cortisol, adrenalina e noradrenalina agravam os níveis de insulina e glicose. Reduzir estes neuro-hormônios através da técnica da Meditação Transcendental ajuda a equilibrar a glicose e a insulina no sangue. Isto ajuda a normalizar a síndrome metabólica e o diabetes.
Pesquisa Científica Relacionada

P: O estresse também desempenha algum papel no diabetes tipo 2?

Dr. Sandeep Chaudhary: Sim, pela mesma razão que na obesidade. Quando você está estressado você tende a ter níveis mais elevados de cortisol, que aumenta a resistência à insulina; você também tende a comer as comidas erradas, comer excessivamente, e comer à noite, pois os padrões de sono tendem a se desligar em pessoas que estão ansiosas.

Comer à noite é particularmente ruim para diabéticos, pois há um pico natural de cinco minutos no hormônio de crescimento às 3:00 horas da manhã. Isto leva a um aumento temporário na resistência à insulina e subsequente maior açúcar no sangue. Se você comeu algo à meia-noite, os açúcares do sangue podem dar um pico até mesmo maior, por causa deste efeito do hormônio do crescimento. Isto torna a medicação menos eficaz. Portanto, é muito importante controlar o estresse e a ansiedade durante o tratamento do diabetes.

Como é mostrado na pesquisa, a técnica da Meditação Transcendental pode ajudar ao diminuir o estresse e regular os padrões de sono, assim a pessoa está dormindo durante a noite e não comendo à meia-noite por causa do estresse e ansiedade.

Dr. Molina: Uma vez que a técnica da Meditação Transcendental é uma técnica de redução de estresse, e que o diabetes pode ser piorado tanto pelo estresse fisiológico quanto psicológico, faz sentido que a prática regular da técnica da Meditação Transcendental possa melhorar a habilidade de controlar o diabetes.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Como a técnica da Meditação Transcendental reduz o estresse?

Dr. Molina: O estresse é a inabilidade da fisiologia de manter um estado estável, um estado equilibrado ou homeostase. A técnica da Meditação Transcendental mostrou que melhora a integração neurofisiológica, aumentando assim a capacidade da fisiologia em retornar a um estado estável quando ameaçado. A ameaça pode ser causada por estresse emocional, estresse físico ou uma rotina diária irregular. Ao elevar a capacidade do corpo em retornar à homeostase, a técnica da Meditação Transcendental diminui o efeito do estresse, um importante fator de risco associado com aumento da incidência do diabetes, aterosclerose e muitas outras doenças.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Como fazer melhores escolhas de comida ajuda a baixar a resistência à insulina?

Dr. Sandeep Chaudhary: Se a pessoa começa a comer alimentos mais saudáveis, como carboidratos complexos, proteínas mais saudáveis e vegetais cozidos com alto conteúdo de fibras, seu pâncreas tenderá a secretar menos insulina, pois ela não está estressando seu pâncreas demais.

Se, por outro lado, a pessoa come alimento ruim (junk food), seu açúcar no sangue vai disparar; e por causa disso o pâncreas terá um trabalho duro extra para secretar mais insulina para baixar o açúcar.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Praticar a MT ajuda a baixar a resistência à insulina?

Dr. Sandeep Chaudhary: Pesquisa sobre a resistência à insulina publicada no Archives of Internal Medicine, em 2006, mostrou que praticantes do programa de Meditação Transcendental experimentam uma diminuição significativa na resistência à insulina, como medido pelo HOMA. “HOMA” significa modelo de avaliação da homeostase (homeostasis model assessment), e é uma medida do nível de insulina da pessoa.

Pessoas com níveis mais estáveis de açúcar no sangue tendem a ter mais energia, enquanto pessoas com altas flutuações em seu açúcar no sangue tendem a experimentar mais fadiga e redução na clareza mental durante o dia. A medicação pode diminuir as flutuações no açúcar do sangue. Apropriadamente medicado, o paciente pode se concentrar melhor e passar o dia melhor. Mas isto em um nível bioquímico; com a técnica da Meditação Transcendental a pessoa pode criar mudanças em um nível muito mais fundamental.

A técnica da Meditação Transcendental cria equilíbrio no nível mais profundo da fisiologia – no nível da própria consciência. Quando uma intervenção de saúde funciona em tal nível profundo, ela cria mudanças mais profundas também no nível superficial da fisiologia humana. A técnica da MT permite à pessoa realizar mudanças neste nível mais fundamental da existência, levando a mudanças ainda maiores – e escolhas saudáveis – ao criar saúde mental e física.

Praticar a técnica da Meditação Transcendental, ao reduzir a ansiedade e o estresse, não apenas leva a melhores escolhas de alimento, mas o alimento é digerido e assimilado no corpo de maneira mais eficiente.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Se eu praticar a MT, vou precisar tomar menos insulina ou drogas orais para o diabetes?

Dr. Sandeep Chaudhary: A resposta a isso é seguir o conselho de seu médico. A pesquisa indica que se a pessoa pratica a técnica da Meditação Transcendental e começa a se alimentar de forma mais saudável, então, em geral, a pessoa precisará de menos medicação. Você pode começar a praticar a técnica da Meditação Transcendental e monitorar sua necessidade de insulina com a orientação de seu médico.

Tenho uma paciente que teve diabetes por muitos anos e esteve sob muitos medicamentos. Ela começou a técnica da Meditação Transcendental, completou várias sessões para remover toxinas do seu corpo, e começou uma dieta mais saudável. Seu teste A1C (uma medida dos níveis médios de açúcar no sangue) começou em 9, que é relativamente alto, e ao final caiu para menos de 7, que é ideal para diabéticos.

Assim, na minha experiência, quando as pessoas começam a técnica da MT e se sintonizam mais com as necessidades do seu corpo, elas espontaneamente começam a comer alimentos mais saudáveis.

Dr. Schneider: Muitas pessoas podem ser capazes de evitar a necessidade por medicações para diabetes ou baixar suas doses. Como sempre, continue a monitorar sua condição com a supervisão de um profissional de saúde qualificado.
Pesquisa Científica Relacionada

P: A técnica da MT pode ajudar a controlar tanto o açúcar no sangue quanto o colesterol? E quanto ao peso?

Dr. Kaplan: Há evidências agora, a partir de um estudo científico muito bem controlado publicado na Archives of Internal Medicine em 2006, de que a técnica da MT pode reduzir os componentes da “síndrome metabólica”, uma causa importante de má saúde e morte prematura. Pacientes com síndrome metabólica são caracteristicamente acima do peso, com pressão arterial alta, taxa elevada de açúcar no sangue e de triglicérides, e baixo colesterol HDL (bom).
Pesquisa Científica Relacionada

P: Muitas pessoas que têm problemas de peso também têm diabetes tipo 2, certo?

Dr. Sandeep Chaudhary: Sim. Isto acontece em famílias – muitas pessoas com diabetes tipo 2 têm um membro da família que também tem. Os Estados Unidos são uma nação que se torna mais e mais obesa, e por causa disto cada geração seguinte tem mais resistência à insulina do que a geração anterior. Esta é uma razão porque o diabetes tipo 2 está se tornando mais prevalente em crianças.

Acrescente a isto os hábitos nacionais de comer fast food, se exercitar pouco e viver um estilo de vida estressado, e você tem uma nação que está se tornando mais e mais obesa e tem incidência cada vez maior de diabetes tipo 2.

É aí que o programa de Meditação Transcendental pode realmente ajudar, pois se as pessoas podem diminuir o estresse, tomando dois períodos por dia para se sintonizar com sua própria natureza, elas devem começar a pensar: “Ei, agora que não estou tão ansioso e estressado, eu não estou comendo tanto o tempo todo” ou “Vamos dar uma caminhada pela natureza” em vez de sentar na frente da TV. Então, você começa a consertar muitos destes problemas.
Pesquisa Científica Relacionada

P: A técnica da Meditação Transcendental pode diminuir meu risco de diabetes?

Dr. Molina: A prática da técnica da Meditação Transcendental, mesmo por um pequeno período de tempo, mostrou estar associada à diminuição da resistência à insulina e à redução do açúcar no sangue, diminuindo assim os fatores de risco do diabetes.
Pesquisa Científica Relacionada

Todo o conteúdo copyright © 2009 Maharishi Vedic Education Development Corporation. Todos os direitos reservados.
Por favor, veja detalhes legais com relação a copyright e proteção de marcas.