Melhor Meditação - O Programa Meditação Transcendental Contate-nos | Onde aprender

Childhood and adolescent disorders William Stixrud, Ph.D.

William Stixrud, Ph.D., é neuropsicólogo e diretor da William Stixrud & Associates em Silver Spring, Maryland, EUA, um grupo prático especializado em aprendizado, atenção e distúrbios sociais/emocionais. Dr. Stixrud é professor-adjunto do Centro Médico Nacional de Crianças em Washington, EUA

Christopher Clark, M.D.

Christopher Clark, M.D., é graduado da Escola de Medicina da Universidade de Yale, Departamento de Psiquiatria, e membro da Universidade de Washington para psicologia infantil. Pratica a medicina por mais de 20 anos e atualmente é psiquiatra em Vero Beach, Flórida, EUA

Aqui os Drs. Stixrud e Clark respondem sobre
saúde de crianças e adolescentse.

P: As crianças podem aprender a MT? E, caso possam, há efeitos colaterais negativos?

Dr. Clark: Crianças podem começar a técnica da Meditação Transcendental com a idade de 10 anos. Não há efeitos colaterais – a pesquisa só descobriu benefícios positivos, tais como maior concentração, clareza mental, melhores notas na escola, maior inteligência, maior criatividade e autoestima. Crianças menores de 10 anos podem aprender uma técnica especial de caminhada, que demonstrou ter um efeito harmonizador e estabilizador.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Todas as pessoas se irritam com certas coisas, mas minha filha é realmente sensível. Ela tem ataques de ansiedade quando se aproximam provas de matemática, e qualquer coisa pode perturbá-la. Isto é normal?

Dr. Stixrud: Ansiedade é muito comum em crianças. Na verdade, há muitas crianças com distúrbios de ansiedade que não são diagnosticadas, pois as pessoas não levam a ansiedade das crianças suficientemente a sério. Elas deveriam levar a sério, pois a ansiedade é a porta para outros problemas de saúde mental, no sentido de que se você olha para adultos deprimidos, quase todos têm histórias de ansiedade na infância.

Um dos maiores especialistas em estresse no mundo pensa que a depressão é o resultado de uma resposta de estresse desgastada. Em outras palavras, se você é muito ansioso quando criança, e sua resposta de estresse – resposta de luta ou fuga – está constantemente tentando protegê-lo e enchendo seu cérebro e seu corpo com hormônios de estresse, isto pode funcionar por um tempo. Mas ao final, o sistema de resposta de estresse se torna desgastado, e quando isto ocorre, você desiste.

A maioria dos distúrbios de ansiedade em crianças – seja um distúrbio de pânico, um distúrbio de ansiedade de separação ou um distúrbio de ansiedade generalizado – é transitório, o que significa que passam. Mas em uma proporção considerável das crianças com problemas de ansiedade, eles retornam; e novamente, a ansiedade durante a infância é o melhor sinal para se prever futuros problemas de saúde mental.

É por isso que os especialistas dizem, “Você deveria tratá-la”. Se você recebeu uma criança ansiosa, você deve tratá-la, não apenas para aliviar o sofrimento dela, mas porque se você não tratá-la, ela deve piorar. Se você pode tratar eficazmente seus problemas de ansiedade, você diminui significativamente a chance delas desenvolverem depressão, ou comportamentos viciados, ou outros tipos de problemas de saúde mental. Assim, tratar a ansiedade é muito importante.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Que tipos de tratamentos ajudarão minha filha?

Dr. Stixrud:Uma das formas mais bem documentadas para lidar com a ansiedade em crianças é ensiná-las a se relaxar profundamente. Eu penso que a Meditação Transcendental se torna uma ferramenta muito importante, não apenas no tratamento de crianças com problemas de ansiedade, mas também na prevenção de distúrbios de ansiedade. Isto é porque distúrbios de ansiedade refletem basicamente uma resposta de luta ou fuga que é hiperativa. E nós sabemos da pesquisa que, com o tempo, a prática da Meditação Transcendental normaliza crescentemente – ou torna mais eficiente – esta resposta de luta ou fuga.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Alguma quantidade de estresse não é bom para nós?

Dr. Stixrud: Não é que queremos que as pessoas nunca estejam ansiosas. Quando há algo ameaçador, você quer ter alguma ansiedade; você quer sentir algum estresse, pois é isso que faz com que você fuja de um predador ou de uma situação perigosa. A natureza nos programa para sermos capazes de lidar com o perigo através da resposta de luta ou fuga.

O que queremos é uma ótima resposta de estresse, para que quando estivermos numa emergência real, possamos lidar com ela. Mas, então, ela se vai, e nossos hormônios de estresse se normalizam, e não nos sentimos cronicamente ansiosos, ou preocupados, ou obsessivos. A Meditação Transcendental pode potencialmente assumir um papel vital em inocular as crianças contra a ansiedade e os problemas que crescem a partir da ansiedade crônica na infância e adolescência.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Meu filho adolescente não é apenas ansioso, mas ele fica deprimido muitas vezes. A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar?

Dr. Clark: Ansiedade e depressão são sintomas de estresse. Crianças e adolescentes sempre encontram estresse em casa e na escola, assim como os adultos em seus trabalhos e relacionamentos. Estudos demonstraram que a técnica da MT não apenas reduz o estresse, ela aumenta a felicidade, e resulta em melhor flexibilidade, habilidade social, ou autoestima. Quando crianças e adolescentes aprendem o programa de Meditação Transcendental, eles tendem a encontrar aprovação dentro de si mesmos, em vez de necessitar de aprovação de fora deles, o que leva a uma maior independência e menos influência da pressão dos colegas.

A pesquisa mostra que com a prática da técnica da Meditação Transcendental, estudantes melhoram significativamente no desempenho acadêmico e em habilidades de socialização. Um exemplo incrível de uma escola onde os estudantes praticam a técnica da Meditação Transcendental é a Escola Maharishi da Era da Iluminação em Fairfield, Iowa, EUA, onde os estudantes demonstram altos níveis de sucesso nos estudos, artes e atletismo. Mais Pesquisas
Pesquisa Científica Relacionada

P: Meu filho é brilhante, mas não parece se aplicar muito. A técnica da MT pode ajudá-lo a fazer melhor as coisas?

Dr. Clark: Algumas vezes estudantes brilhantes não se aplicam na escola porque estão estressados, deprimidos ou entediados. Quando se aprende a técnica da Meditação Transcendental e se pratica regularmente, estes sintomas de estresse, depressão e tédio são reduzidos. E porque se tem mais brilho interior, mais alegria interior, a habilidade de apreciar os outros e o ambiente também é aumentada. Um estudante verdadeiramente brilhante não é apenas inteligente – não é somente o intelecto que permite que a criança vá bem na escola e se torne um estudante plenamente desenvolvido –, um verdadeiro estudante brilhante é também saudável, feliz, e socialmente ajustado.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Minha filha tem excesso de peso e estou preocupada com sua saúde. A Meditação Transcendental pode ajudar?

Dr. Clark: A obesidade é uma preocupação de saúde importante para crianças e jovens. Infelizmente, ela se tornou uma epidemia nos últimos 20 anos, e tem consequências de longo prazo para a saúde. A obesidade infantil está relacionada ao diabetes e à doença cardiovascular posteriormente na vida.

A obesidade está relacionada tanto a hábitos pobres de alimentação quanto à falta de exercício. Praticantes de MT sempre relatam se sentirem mais em sintonia com seus corpos quando começam a meditar. Isto é porque a técnica da Meditação Transcendental oferece profundo repouso e dissolve estresse, e são a fadiga e o estresse que bloqueiam as mensagens de feedback para o corpo e a mente. Quando as crianças se sentem mais alertas com a meditação regular, elas são mais propensas a escolher alimentos e atividades mais saudáveis.

Pesquisas com a técnica da Meditação Transcendental mostram aumento de energia e mais equilíbrio da fisiologia. Com a prática regular, aqueles que se sentiam letárgicos tendem a se tornar mais ativos fisicamente. Por estas razões, praticar a técnica da Meditação Transcendental pode ser a coisa mais importante que uma criança com excesso de peso pode fazer por sua saúde.
Pesquisa Científica Relacionada

Todo o conteúdo copyright © 2009 Maharishi Vedic Education Development Corporation. Todos os direitos reservados.
Por favor, veja detalhes legais com relação a copyright e proteção de marcas.