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Obesity Sandeep Chaudhary, M.D.

Sandeep Chaudhary, médico, recebeu uma certificação de uma junta dupla em Medicina Interna e Pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda, e depois recebeu sua certificação em Endocrinologia na Universidade da Califórnia, San Diego. Atualmente é Diretor Médico da Wellspring Endocrinology no Scripps Memorial Hospital em La Jolla, Califórnia, EUA.

Aqui o Dr. Chaudhary
responde sobre obesidade.

P: Sou esse tipo de gente que ganha peso só de olhar para a comida. Como a MT pode me ajudar a perder peso?

Dr. Sandeep Chaudhary: Muitas pessoas têm problemas para controlar a fome e o apetite, e a ciência explica que há razões hormonais para isso. A secreção de muitos destes hormônios é diretamente afetada pelo estresse. Sob estresse, a pessoa perde a intuição natural de saber o que o corpo precisa ou não. A técnica da Meditação Transcendental permite à pessoa desenvolver um estado de equilíbrio mental e físico, onde se começa a buscar os alimentos que o corpo precisa. Quando o corpo recebe o que precisa, a pessoa tende a ter um apetite mais equilibrado.
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P: O estresse afeta a obesidade?

Dr. Sandeep Chaudhary: O estresse desempenha um papel na causa da obesidade. O hormônio cortisona, por exemplo, é secretado como resposta ao estresse. O cortisol aumenta a resistência à insulina, e a insulina é um hormônio que a faz ganhar e manter o peso. Quando seu corpo aumentou a resistência à insulina, ele tem que secretar mais insulina para metabolizar o alimento que você está consumindo. Então, se você tem níveis mais altos de cortisona, então você tem mais resistência à insulina, que por sua vez causa ganho de peso. Vários estudos mostram que a técnica da Meditação Transcendental, ao diminuir o estresse, causa a queda dos níveis de cortisona.
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P: A questão sobre o que eu como, quando como e quanto como não é mais importante do que praticar a MT?

Dr. Sandeep Chaudhary: Sim, claro, o que você come e a qualidade dos alimentos são muitíssimo importantes para sua saúde. No entanto, quando as pessoas experimentam níveis baixos de estresse, elas são mais capazes de selecionar e quantificar os alimentos que irão suprir as necessidades metabólicas naturais. A pesquisa mostrou que o programa de MT é a técnica disponível mais eficaz para lidar com o estresse.
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P: Sinto fome entre as refeições. A MT vai me ajudar a resistir à fome?

Dr. Sandeep Chaudhary: Não considero uma questão de resistir à fome, porque em geral quando as pessoas estão resistindo a algo, a atenção delas vai para a coisa, e elas tendem a desejá-la ainda mais. Um problema comum que as pessoas com problema de peso relatam é que quando começam a restringir o que comem através de dieta, elas começam a desejar exatamente os alimentos que estão tentando evitar. Eu diria que a técnica da MT reduz a necessidade da pessoa de resistir à fome ao trazer mais equilíbrio ao apetite e consciência das verdadeiras necessidades da pessoa. Isto resulta numa redução natural da quantidade de comida ingerida. A técnica da MT reduz o estresse e traz mais equilíbrio ao corpo e à mente, assim a pessoa começa espontaneamente a comer os alimentos que são bons, nos momentos certos do dia, nas quantidades certas, sem ter que resistir à fome.
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P: Então, isso acontece espontaneamente. Não é algo que tenha que ser forçado a fazer?

Dr. Sandeep Chaudhary: Sim, com certeza. A pesquisa mostra que com outros hábitos danosos como o fumo, muitas pessoas que começam a técnica da Meditação Transcendental param de fumar espontaneamente em vez de ter que usar bandagens de nicotina. Da mesma forma, a pessoa pode natural e espontaneamente parar comportamentos como comer demais e se empanzinar, o que não está de acordo com as necessidades do seu corpo.
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