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Menopause symptoms Nancy Lonsdorf, M.D.

Nancy Lonsdorf, médica, formada na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Ela é uma especialista nacionalmente reconhecida em matéria de saúde natural e saúde da mulher. Autora de A Mulher Sem Idade: Saúde natural e Beleza Após os 40 (The Ageless Woman: Natural Health and Beauty After Forty), tem se apresentado frequentemente na mídia nacional, incluindo National Public Radio, CNN e The Phil Donahue Show.

Aqui a Dra. Lonsdorf
responde sobre sintomas da menopausa.

P: Li que a terapia de reposição hormonal (TRH) é perigosa e pode causar câncer. Mas estou sofrendo de insônia, ansiedade e suores noturnos. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar?

Dr. Lonsdorf: Apesar da terapia hormonal (TH) ser eficaz em aliviar os sintomas relacionados à menopausa como os seus, comprovou-se que ela aumenta o risco de câncer de mama, assim como coágulos de sangue, derrame e ataques do coração em mulheres mais velhas. Portanto, ela é usada agora como “último recurso”, quando os sintomas são intoleráveis e todos os tratamentos seguros não trouxeram alívio. Na verdade, a pesquisa desaprovou de forma tão completa a ideia de que o corpo necessita reposição de hormônios reprodutores que o termo foi mudado de “terapia de reposição hormonal (TRH)” para terapia hormonal (TH), indicando que hormônios que declinam naturalmente com a idade não necessitam ser “repostos”, mas pode ser usada como uma terapia médica se necessária.

Mesmo a Terapia de Hormônios Bioidênticos, considerada por alguns como uma alternativa hormonal “segura”, ainda não está adequadamente pesquisada e possivelmente carregue riscos similares. Afortunadamente, a maioria das mulheres com sintomas relacionados à menopausa pode ser ajudada com abordagens mais seguras e mais naturais.

Uma vez que o estresse é um disparador para sintomas comuns de menopausa, como calores súbitos e problemas de sono, ajudar o corpo a lidar melhor com o estresse pode ajudar com os sintomas. O programa de Meditação Transcendental mostrou reduzir a ansiedade duas vezes mais eficazmente que outras técnicas de meditação e relaxamento, e é altamente eficaz em reduzir o estresse, um dos principais disparadores para os sintomas de menopausa. A prática da técnica da Meditação Transcendental por vinte minutos duas vezes ao dia mostrou baixar o cortisol (um hormônio do estresse), reduzir o estresse, melhorar o sono e levantar o ânimo. Moderar a produção excessiva de cortisol também deve apoiar a produção pelo corpo de hormônios reprodutores úteis como a progesterona, de acordo com alguns pesquisadores.

Além disso, a pesquisa mostra que a técnica da Meditação Transcendental reduz o risco de ataque cardíaco em mulheres na pós-menopausa, assim como reduz a síndrome metabólica, um precursor do diabetes. A técnica da Meditação Transcendental tem ajudado a aliviar as mudanças de humores e sintomas de menopausa em muitas das minhas pacientes de meia-idade, assim como tem ajudado a suavizar suas transições por este período que pode ser um grande desafio de muitas formas. Por todas estas razões, eu recomendo firmemente a técnica da Meditação Transcendental como parte de uma abordagem abrangente para administrar os sintomas da menopausa.
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P: Me sinto sempre cansada. Entre meu trabalho e minha família, não tenho nenhum tempo para mim. Mesmo que a técnica da Meditação Transcendental possa me ajudar, como eu poderia incluí-la no meu dia?

Dr. Lonsdorf: Quando estamos cansadas, não pensamos tão claramente, somos mais distraídas, e demoramos mais para realizar nossas tarefas. Também podemos ficar acordadas tentando completar aquilo que não foi feito por causa de ineficiência durante o dia. Tudo isso termina criando um círculo vicioso de fadiga, falta de repouso, muita atividade, e mais fadiga. Se os 20 minutos de MT duas vezes ao dia pode quebrar este círculo, é vantajoso fazê-la e terminará criando mais tempo do que ela dura.

A técnica da Meditação Transcendental mostrou oferecer um estado profundo de repouso que revitaliza tanto a mente quanto o corpo. Isto resulta em melhor sono, maior produtividade no trabalho, criatividade e inteligência, assim como redução da ansiedade, outra coisa que drena a energia.

Muitas de minhas pacientes relataram que adicionar a técnica da Meditação Transcendental a suas rotinas diárias dá a elas maior clareza mental e as ajuda a fazer mais em menos tempo. Muitas pessoas percebem que gastam 15 a 20 minutos aqui e ali durante o dia apenas relaxando com as notícias ou uma revista, conversando ou até tentando se motivar. O programa de Meditação Transcendental é um tempo realmente usado para seu próprio “ser”, nosso ser interior silencioso e bem-aventurado que é a fonte de nossa criatividade e energia. Ao sair da meditação, a mente está mais aquietada e clara, que pela manhã a deixa pronta para mergulhar em seu trabalho, e à noite revitaliza você para desfrutar mais completamente sua família. Se você é como a maioria de minhas pacientes, você vai achar vantajoso o tempo investido na MT, e você e seus queridos familiares irão desfrutar uma “você” mais feliz e menos estressada!
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P: O que é mais importante para uma boa saúde, meditar ou fazer exercícios?

Dr. Lonsdorf: A saúde é um resultado de equilíbrio na vida. Tanto repouso quanto atividade equilibrados são necessários e apoiam um ao outro. Tanto a técnica da Meditação Transcendental quanto o exercício mostraram reduzir a ansiedade, o risco de ataque cardíaco e derrame, pressão arterial alta, síndrome metabólica, assim como mortes por câncer. Os dois beneficiam a mente, o corpo e a saúde, enquanto uma repousa e relaxa profundamente o corpo, o outro fortalece e revigora o corpo.

A técnica da Meditação Transcendental é a atividade mais fundamental que você pode fazer – ela aviva a consciência, que é a base de tudo. A pesquisa mostra que praticar esta técnica única e simples melhora os relacionamentos, o foco mental, a saúde emocional, a satisfação no trabalho e a saúde geral. Ao desenvolver a consciência, ela oferece uma forma holística para desenvolver equilíbrio em todos os aspectos da vida.

É melhor escolher os dois para uma vida mais longa e uma boa saúde. E se alguém não está fazendo nenhum dos dois agora, eu recomendo começar com a técnica da Meditação Transcendental. Ela dá a você mais clareza mental e criatividade, e isto também vai apoiar a habilidade de se adaptar ao exercício.
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