Melhor Meditação - O Programa Meditação Transcendental Contate-nos | Onde aprender

Depression (adolescent) William Stixrud, Ph.D.

William Stixrud, Ph.D., neuropsicólogo e diretor da William Stixrud & Associates em Silver Spring, Maryland, EUA, um grupo prático especializado em aprendizagem, atenção e distúrbios sociais/emocionais. Dr. Stixrud é professor-adjunto do Centro Médico Nacional de Crianças em Washington, D.C., EUA.

Aqui o Dr. Stixrud responde
sobre depressão em adolescentes.

P: Meu filho adolescente tem problemas sérios com depressão. A técnica da MT pode ajudar?

Dr. Stixrud: Sabemos que há um componente genético na depressão, apesar dos genes contribuírem muito menos para a depressão do que para outros distúrbios como autismo e TDAH [Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade]. A contribuição genética para a depressão é da ordem de 35 a 50 por cento, o que significa que a maioria das contribuições não vem da genética. Vem de nossa experiência, e o principal culpado é o estresse.

Especialistas descrevem a depressão como um distúrbio de desregulação de estresse, que significa que a resposta do corpo ao estresse, a resposta de luta ou fuga, se torna desregulada. As partes do cérebro que sinalizam a ameaça se tornam hiperativas; elas respondem demais. Assim, muito tempo antes das crianças se tornarem depressivas, elas se sentem estressadas, elas se sentem sempre ansiosas, e sentem que o mundo é mais ameaçador do que realmente é. E com o tempo a resposta de estresse se torna desequilibrada, e para de funcionar apropriadamente. E então o próprio mecanismo que se supõe dever proteger a criança, na verdade começa a trabalhar contra ela.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Então é importantíssimo prevenir a depressão nas crianças?

Dr. Stixrud: Um dos maiores especialistas do mundo em saúde mental de crianças e adolescentes diz que a mais alta prioridade política nos Estados Unidos deveria ser prevenir problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Ao prevenir estes problemas na infância e adolescência, poderíamos prevenir a maioria dos problemas de saúde mental de adultos, pelos quais pagamos um preço enorme em termos de sofrimento humano e também em custos de saúde.

Prevenir depressão significa, em parte, criar um ambiente no qual as crianças se sintam seguras, no qual suas respostas de estresse não devem disparar todo o tempo – e também ajudá-las a aprender a normalizar suas respostas de estresse. Certamente eu sou um grande fã do movimento das esolas livres de estresse, pois ele se focaliza em criar um ambiente no qual as crianças podem se sentir seguras.

O segundo componente na prevenção da depressão é simplesmente ensinar às crianças e adolescentes como normalizar seus próprios sistemas de estresse, para que não tenham uma resposta de estresse hiperativa que esteja constantemente alertando-os de perigos que ou não existem ou são altamente exagerados. E é claro, a técnica da Meditação Transcendental pode ajudar nisto.

Pode haver muitas formas de como contribuir para esta meta, e eu vejo a Meditação Transcendental capaz de tomar parte em prevenir a depressão em crianças e adolescentes, pois penso que ela é tão eficaz em criar ambientes em famílias e escolas nas quais as crianças se sintam seguras. E ela ensina as crianças a normalizar sua própria resposta de estresse para que não tenham um sistema de estresse hiperativo que reaja a todos os tipos de ameaça de forma exagerada..
Pesquisa Científica Relacionada

P: A técnica da Meditação Transcendental é algo que você recomenda a seus pacientes?

Dr. Stixrud: Sim, e não sou o único. Um grande especialista em desenvolvimento do cérebro na infância e problemas de saúde mental uma vez aconselhou um de meus jovens pacientes, que queria largar a medicação para depressão, da seguinte forma: “Você terá minhas bênçãos, se fizer três coisas: mantenha um esquema regular; tenha bastante sono; e aprenda a meditar.” Ele disse isso porque trabalhou no National Institutes of Health, onde pesquisadores estudaram a conexão entre estresse e depressão. Ele sabia que quando as pessoas se tornam deprimidas, seus hormônios de estresse se desequilibram. Isto pode ser prevenido ao se normalizar a resposta de estresse. Praticar a técnica da Meditação Transcendental duas vezes ao dia ajuda os jovens a construir uma ordenação, uma estrutura e uma rotina em suas vidas, que permite ao sistema nervoso funcionar melhor.
Pesquisa Científica Relacionada

P: A depressão é um problema generalizado para as crianças?

Dr. Stixrud: Sim, e uma das mais preocupantes coisas sobre a depressão é quanto dela existe nos jovens. Não há uma concordância completa, mas muitos profissionais nesta área pensam que estamos testemunhando uma epidemia de depressão. Virtualmente, todos concordam que o surgimento da depressão ocorre mais cedo. Uma ou duas gerações atrás, a idade média do surgimento da depressão era 34 ou 35 anos. Agora é 14.

Pesquisadores dizem que a depressão marca o cérebro, de tal forma que mesmo que os adolescentes sejam tratados contra a depressão e ela se vá, eles se tornam mais pessimistas do que eram antes. Eles têm mais dificuldade de dormir do que tinham antes, o que os coloca em risco de ter depressão novamente. E toda vez que uma pessoa se torna deprimida, isto sinaliza ainda mais que ela terá uma vida de depressão, e é por isso que os especialistas dizem que a mais alta prioridade deveria ser prevenir os problemas de saúde mental em adolescentes. 
Pesquisa Científica Relacionada

P: Parece que existe mais pressão sobre os jovens hoje do que em qualquer época anterior.

Dr. Stixrud: Vi um menino com TDAH quando tinha 10 anos, e ele era muito hiperativo, mas também irrepreensível, alegre, extremamente divertido, extremamente esperto, e um menino incrivelmente adorável. Eu o encontrei novamente quando ele tinha 16, e ele estava sob antidepressivos. Eu disse, “Então, que história é essa de Zoloft [medicamento antidepressivo]?” E ele disse, “Bem, eles costumavam me chamar de Teflon Kid [Garoto Teflon], pois quando era mais jovem simplesmente nada grudava ou pegava em mim. Eu estava sempre de bom humor. Mas então cheguei ao ensino médio e não dormia o suficiente. Eu realmente queria ir para a Duke [Universidade Duke], e comecei a ficar acordado até 01:00 da manhã, toda noite tentando fazer o melhor na escola. E me desequilibrei. Fiquei deprimido.”

E penso que isto acontece repetidamente, particularmente com meninas, pois quando elas alcançam a adolescência, as meninas têm um risco muito maior de depressão que os meninos. Eu faço muitas consultas em escolas particulares de meninas, muitas das quais têm uma demanda acadêmica muito forte. Estou tentando ajudá-los a entender que no “longo percurso” nós não queremos que estes adolescentes fiquem tão cansados e tão estressados ao ponto de ficarem deprimidos. Em Harvard, por exemplo, 80% dos estudantes que responderam a uma pesquisa de jornal disseram ter tido depressão durante o ano anterior.
Pesquisa Científica Relacionada

P: Então, a técnica da MT pode dar a estas crianças e adolescentes alívio do estresse?

Dr. Stixrud: Penso que ensinar às crianças a prática do programa de Meditação Transcendental é possivelmente a melhor coisa que podemos fazer por elas. Eu digo isso porque ela pode ajudá-las a criar ambientes que sejam relativamente “des-estressados”, a normalizar suas próprias respostas de estresse, a construir ordem e regularidade em suas rotinas, e a experimentar um nível profundo de felicidade, criatividade e energia.
Pesquisa Científica Relacionada

Todo o conteúdo copyright © 2009 Maharishi Vedic Education Development Corporation. Todos os direitos reservados.
Por favor, veja detalhes legais com relação a copyright e proteção de marcas.