Melhor Meditação - O Programa Meditação Transcendental Contate-nos | Onde aprender

As realizações de Maharishi Mahesh Yogi são profundas no campo do conhecimento e imensas no campo da ação. Durante os últimos 50 anos, mais de cinco milhões de pessoas aprenderam a técnica da Meditação Transcendental e estão se elevando à iluminação por meio de sua prática duas vezes ao dia. Maharishi treinou 40.000 professores, abriu milhares de centros de ensinamento e fundou centenas de escolas, faculdades e universidades. Os programas da Ciência Védica de Maharishi estão sendo aplicados em negócios particulares, instituições públicas e residências em todos os países.

Maharishi Mahesh Yogi

Perguntas e Respostas

Maharishi foi entrevistado inúmeras vezes pela imprensa mundial durante seus mais de 50 anos de ensinamento da técnica da Meditação Transcendental em todos os países. Aqui estão alguns exemplos de perguntas da imprensa com as respostas de Maharishi.

O que é exatamente a Meditação Transcendental?

Maharishi: A Meditação Transcendental é um programa simples e natural para a mente, uma marcha espontânea e sem esforço da mente até sua própria essência ilimitada. Através da Meditação Transcendental a mente revela seu potencial para uma consciência ilimitada, consciência transcendental, Consciência de Unidade – um campo avivado de todo o potencial, onde toda possibilidade está naturalmente disponível à mente consciente. A mente consciente se torna consciente de sua própria dignidade ilimitada, sua essência ilimitada, seu potencial infinito.

A Meditação Transcendental oferece um caminho para a mente consciente sondar todo o alcance de sua existência – ativa e silenciosa, ponto e infinito. Não é um conjunto de crenças, uma filosofia ou uma religião. É uma experiência, uma técnica mental que a pessoa pratica todos os dias por quinze a vinte minutos.

Mencione alguns de seus benefícios práticos?

Maharishi: Experimentos científicos com pessoas que praticam a Meditação Transcendental indicam que ela produz normalização em todas as áreas da vida. Ela reduz o estresse, melhora a saúde, enriquece o funcionamento mental, melhora os relacionamentos pessoais e aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho.

Por que precisa ser ensinada se é tão natural?

Maharishi: Através da instrução. O que acontece é que a mente, em seu estado ativo, aprende a experimentar seu próprio estado menos ativo, experimenta seus estados progressivamente menos ativos, até que finalmente ela cogniza os estado transcendental de consciência.

Mas ao aprender a fazer isso devemos lembrar que normalmente a mente foi deixada por tanto tempo a vaguear no campo do conhecimento, do poder ou da busca por felicidade, que agora ela precisa ser ensinada a conhecer a si mesma novamente. É por isso que o ensinamento se faz necessário. Após aprender a Meditação Transcendental a pessoa sabe o que é o estado natural. Mas para perceber isto, a pessoa deve ser liberada dos programas, desempenhos e experiências não-naturais.

A maioria das pessoas não tem a experiência da Consciência Transcendental, consciência pura, a natureza pura da mente. Elas têm consciência da mente ativa, que é o estado de consciência de vigília. Elas também conhecem o estado de completo esquecimento da mente, o estado do sono. E também o estado intermediário, a mente sonhando. Mas elas não percebem a Consciência Transcendental ou pura. Assim, a experiência desta consciência é ensinada na Meditação Transcendental, apesar de não ser nada além da própria natureza da mente.

E se alguém estiver com medo de experimentar este repouso profundo?

Maharishi: Não, não. Todos sabem que dormir é muito natural. Ninguém deve trabalhar duro para dormir. Assim, repousar é um processo natural. A pessoa repousa, se sente melhor, se sente relaxada. “Trabalhar duro” é um princípio errado. Em vez disso, a pessoa deve trazer sua mente para dentro, puxar a flecha para trás e soltar. Esta é a maneira de realizar nossos desejos. A mente que deseja deve ser puxada para trás, para um estado de silêncio e lá, naquela Consciência Transcendental, o desejo será realizado. É uma grande ciência da vida, que não requer trabalho duro. Desfrute e realize seus desejos.

Como a Meditação Transcendental é diferente de outras formas de meditação?

Maharishi: A diferença básica é que a Meditação Transcendental, além da sua simplicidade, só se preocupa com a mente. Outros sistemas geralmente envolvem alguns aspectos adicionais com os quais a mente deve se associar, como exercícios respiratórios ou físicos. Elas podem ser um pouco complicadas, pois lidam com tantas coisas. Mas com a Meditação Transcendental não há a possibilidade de qualquer interferência. Assim, dizemos que é um programa completamente simples, que permite à mente consciente sondar o completo alcance de sua existência.

A Meditação Transcendental abrange da mente ativa, ou mente que desempenha, até a mente quieta, ou mente repousada. Nesta mente repousada, a pessoa tem pureza e simplicidade, não-envolvida com nada a não ser a própria mente, não-envolvida com qualquer outra prática. Na Meditação Transcendental, porque lidamos apenas com a mente, nutrimos todas as expressões da inteligência. A mente medita, adquire Consciência Transcendental e propicia transformações em diferentes campos de manifestação. Todos os campos da vida, que são as expressões da inteligência, são nutridos ou transformados e melhorados por meio da experiência da Consciência Transcendental.

A mente, é claro, está sempre envolvida com outros aspectos, como a fisiologia do corpo, o ambiente e todo o universo. Mas como a Meditação Transcendental lida somente com o desempenho da mente, de seus estados ativos até seu estado aquietado, ela permanece despreocupada com aqueles outros aspectos, apesar de lidar com todos eles, pois a inteligência lida com todos eles.

O que o senhor quer dizer com “iluminação”?

Maharishi: Iluminação é o estado normal e natural de saúde para o corpo e a mente. Ela resulta do pleno desenvolvimento da consciência e depende do funcionamento perfeito e harmonioso de cada parte do corpo e do sistema nervoso. Quando a pessoa utiliza o pleno potencial da mente e do corpo desta forma, cada pensamento e ação é espontaneamente correto e de apoio à vida. Isto é vida livre de sofrimento, vida vivida em sua plena magnitude e importância.

A meta da técnica da Meditação Transcendental é o estado de iluminação. Isto significa que experimentamos esta calma interior, este estado silencioso de mínima excitação, mesmo quando estamos dinamicamente ativos.

Qual foi a melhor pergunta que um jornalista já lhe fez?

Maharishi: A que você acabou de fazer: “O que é iluminação?” Pois iluminação é conhecimento total, é tudo. Esta é a melhor pergunta.

Todo o conteúdo copyright © 2009 Maharishi Vedic Education Development Corporation. Todos os direitos reservados.
Por favor, veja detalhes legais com relação a copyright e proteção de marcas.