E se eu não conseguir sentar quieto para meditar?

Steele Belok, M.D.

Steele
Belok, Médico.

Dr. Steele Belok é instrutor de clínica médica na Escola de Medicina da Universidade de Harvard, e especialista em medicina interna e nefrologia no Hospital de Mount Auburn em Cambridge, Massachusetts – um hospital escola regional afiliado à Universidade de Harvard. Ele tem praticado medicina em Boston por 30 anos.

“A experiência de alerta em repouso é agradável e confortável, e isto permite a você continuar sentado quieto por vinte minutos duas vezes ao dia. Quando praticado regularmente, este programa dissolve o estresse cumulativamente, e com o tempo, você experimenta cada vez menos estresse e nervosismo. Como resultado natural dessa diminuição do estresse, a mente se aquieta quando você está meditando e você não sente a necessidade de se levantar e se mover. A experiência direta de quietude e paz toma conta daqueles sentimentos de incômodo.

Com a prática continuada, a ansiedade toma um papel cada vez menor na vida da pessoa; ela começa a tomar melhores decisões sobre as atividades diárias, pois é mais capaz de lidar com o estresse. Assim, com o tempo, a pessoa adquire a possibilidade de se tornar livre de estresse. Isto significa que ela passa a ser motivada pelas necessidades da situação, e não mais pela própria resposta de estresse da pessoa em relação à situação. Em vez de reagir aos desafios como uma ameaça, a pessoa os vê como uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.”