A MT é o mesmo que relaxar?

Steven Rector, M.D.

Steven
Rector, Médico.

Dr. Steven Rector tem praticado medicina de emergência por 18 anos em Iowa e na Geórgia. Diplomado do Conselho Americano de Medicina de Emergência, graduou-se na Escola de Medicina da Universidade de Iowa em 1984 e completou sua residência em medicina de emergência na Universidade de Missouri, em Kansas City, de 1985 a 1988.

“Não de acordo com a ciência. Uma ampla gama de benéficas mudanças fisiológicas ocorre comumente durante a técnica da Meditação Transcendental, mudanças que distinguem a prática da mera relaxação e outras formas de meditação. Estudos indicam que a prática da MT produz um estado de repouso mais profundo que sentar-se de olhos fechados, e também mais profundo que outras práticas de meditação. A pesquisa mostra consistentemente uma diminuição natural na taxa respiratória durante a técnica da MT, 25% maior que em controles, e um aumento na resistência basal da pele (uma medida padrão de relaxação) até 70% maior.

Indicadores fisiológicos de repouso profundo também incluem marcantes mudanças no volume respiratório, lactato no sangue e batimento do coração. Estudos sugerem que este estado único de fisiologia ajuda a regular o cortisol e outros hormônios associados com o estresse crônico – e também regulação mais saudável da serotonina, um neurotransmissor associado com o humor.

Ainda mais significativo, medidas no EEG (eletroencefalograma) mostram altos níveis de coerência alfa por todo o cérebro – maior integração e ordenação do funcionamento cerebral – diferenciando ainda mais a técnica da Meditação Transcendental do relaxamento comum e de outras práticas de meditação.”