Pesquisas Recentes

UNIVERSIDADE DE CONNECTICUT
Adolescentes sob risco reduzem o estresse, ansiedade e hiperatividade através da Meditação Transcendental
Este estudo recém-finalizado mostrou que 106 adolescentes sob risco em três escolas de ensino médio reduziram seus níveis de estresse, ansiedade, hiperatividade e problemas emocionais ao praticar a técnica da Meditação Transcendental por quatro meses na escola, em comparação com controles.

Robert Colbert, Ph.D., professor assistente de Psicologia Educacional, Universidade de Connecticut
Annual meeting of the Society for Behavioral Medicine, março de 2008

UNIVERSIDADE AMERICANA
Meditação Transcendental produz efeitos positivos na saúde, funcionamento cerebral e desenvolvimento cognitivo em estudantes
Resultados preliminares deste novo estudo de 2 anos com 250 estudantes universitários na Universidade Americana em Washington, D.C., EUA, mostrou que o programa de MT produziu efeitos benéficos para a saúde, funcionamento do cérebro e desenvolvimento cognitivo, comparado a controles.

David Haaga, Ph.D., professor e diretor da Clínica de Treinamento Psicoterápico , Universidade Americana.
(em impressão)

CENTRO MÉDICO CEDARS-SINAI–Los Angeles
Meditação Transcendental reduz hipertensão, obesidade e diabetes em pacientes com doença coronariana 
Este estudo de 103 pessoas com doença arterial coronariana mostrou que indivíduos praticando a Meditação Transcendental por quatro meses tiveram redução significativa da pressão arterial; melhora na glicemia e níveis de insulina (que significa redução da resistência à insulina); e funcionamento mais estável do sistema nervoso autônomo, comparados com controles.

Dr. C. Noel Bairey Merz, médico, diretor do Centro Cardíaco de Prevenção e Reabilitação do Centro Médico de Cedars-Sinai; professor de Medicina na Escola de Medicina da UCLA
American Medical Association’s Archives of Internal Medicine, junho de 2006

FACULDADE DE MEDICINA DA GEORGIA
Redução da pressão arterial alta entre estudantes de ensino médio 
Este estudo de oito meses com 156 estudantes afro-americanos hipertensos do ensino médio mostrou que o programa de Meditação Transcendental reduziu a pressão arterial alta entre os estudantes meditando em comparação com menor ou nenhuma mudança no grupo de controle. (Vinte por cento dos adolescentes afro-americanos sofrem de pressão arterial alta.)

Vernon Barnes, Ph.D., fisiologista e cientista pesquisador do Instituto de Prevenção da Geórgia, Escola de Medicina da Geórgia
American Journal of Hypertension, abril de 2004

UNIVERSIDADE DE MICHIGAN
Meditação Transcendental reduz estresse e aumenta felicidade entre estudantes do ensino fundamental 
Dois estudos com 60 alunos da sexta série em duas escolas de ensino fundamental mostraram que a prática da Meditação Transcendental por quatro meses afetou positivamente o desenvolvimento emocional em adolescentes mais jovens no ambiente escolar. Estudantes meditantes também tiveram escores significativamente superiores em afetividade, autoestima e competência emocional.

Rita Benn, Ph.D., diretora de Educação, Centro de Pesquisa de Medicina Alternativa e Complementar, Universidade de Michigan
National Institutes of Health in Bethesda, Maryland, abril de 2003

UNIVERSIDADE DA CALIFORNIA EM IRVINE
Meditação Transcendental reduz a reação do cérebro ao estresse 
Neste estudo piloto, 12 sujeitos praticando Meditação Transcendental por 30 anos mostraram uma resposta do cérebro ao estresse e à dor 40 a 50% menor comparados a 12 controles saudáveis. Além disso, quando os controles aprenderam e praticaram a Meditação Transcendental por cinco meses, suas respostas cerebrais ao estresse e à dor também diminuíram a comparáveis 40 a 50%.

David Orme-Johnson, Ph.D., diretor do estudo, Laboratório de Neuroimageamento da Universidade da Califórnia em Irvine
NeuroReport, agosto de 2006